quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

QUAL O MELHOR VENTILADOR DE TETO?

VEJA COMO ESCOLHER O SEU VENTILADOR DE TETO SEM DOR DE CABEÇA.


Com as ondas de calor que andam ocorrendo nos últimos tempos, não dá para ficar sem um ventilador em casa. Para aqueles que tem dúvidas sobre a possibilidade de conciliar um ventilador e um ar condicionado, isto é possível sim, principalmente se você quer otimizar energia ou se incomoda com a forma como o ar condicionado deixa o ar seco.

De qualquer forma, escolher um ventilador requer que você tenha em mente algumas medidas simples para não ter problema no futuro.

No guia abaixo você vai descobrir como fazer a escolha correta e receber indicações de bons modelos. Vamos lá?


 QUAL O TAMANHO NECESSÁRIO DA HÉLICE?

A finalidade de um ventilador de teto é de fazer circular o ar dentro de um local. Ele não transforma o ar ou capta-o de outro lugar tal como o ar condicionado, que retira o ar quente através de sua tubulação.

Por conta disto, quanto maior forem as dimensões do local que você precisa ventilar, maior deverá ser a hélice do seu equipamento. A Tabela ao lado, retirada do site guia-ventiladores.com.br dá o número exato para cada tipo de cômodo.

Siga a tabela e não tem erro!


 QUAL A DISTÂNCIA DO TETO NECESSÁRIA?

Cômodos com tetos mais baixos podem não precisar de um extensor, enquanto locais com pé direito alto podem precisar de alguns centímetros de extensão para não ficarem muito longes do local que devem ventilar. A grande questão é: como saber o quão perto do chão o ventilador deve ficar?

A tabela ao lado é uma recomendação bastante interessante que pode ser utilizada para definir sua necessidade.

Outro ponto de atenção para extensores é a necessidade de modelos que não são em 90º para tetos inclinados.



TER MENOS OU MAIS PÁS INFLUENCIA ALGUMA COISA?
Pode parecer que quanto mais pás um ventilador tiver mais potente ele é. Doce ilusão!
A verdade é que ter mais uma pá pode até ajudar a movimentar mais ar, mas também passa a requerer mais potência do motor. Neste caso, se compararmos dois ventiladores de potência igual com 2 e 3 pás, provavelmente o de 2 pás irá ganhar, já que consegue se movimentar mais rápido, mesmo que com menos pás.

Outro ponto de extrema importância na hora de conseguir bons resultados é a inclinação das hélices, que seguem o seguinte racional:  uma maior inclinação gera mais circulação de ar, mas exige um motor com uma potência mais alta.

 EU PRECISO DE QUAIS FUNCIONALIDADES?
Se você não quer quebrar sua parede inteira para passar os fios de um adaptador de parede, alguns modelos proporcionam a opção de utilização de controle remoto, tal como o Arno Ultimate Silver 3, que mostramos logo abaixo.

Outro ponto que pode ser uma boa escolha é optar entre velocidades pré-definidas (normalmente 3) ou um regulador de velocidade, que de tá muito mais opções de regulagem.

De resto, não tem muito o que pensar na hora de comprar um ventilador, é só o design mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário