segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

APRENDA ECONOMIZAR ENERGIA EM SUA CASA

SIGA TODOS OS PASSOS ABAIXO E ECONOMIZE ENERGIA ELETRICA EM SUA CASA,APARTAMENTO,SITIO E COMERCIO.




Como você pode reduzir a energia elétrica da sua casa?

Talvez você deva desligar o disjuntor

Talvez trocar as lâmpadas

Talvez deixar tudo apagado

Se está em dúvidas sobre reduzir o gasto, continue lendo e conheça algumas rotinas habituais e comportamentos que levam a um menor gasto.

ENTENDA AS BANDEIRAS TARIFÁRIAS


dicas-para-economizar-energia-bandeiras

Você já tentou reduzir a energia elétrica e mesmo assim a conta não para de subir?

O que faz a conta subir é o sistema de bandeiras tarifárias criado para que você pague a conta da geração de energia.

Como o Brasil opera sob o sistema de usinas hidrelétricas, em períodos de seca os reservatórios ficam com níveis baixos. Para isso, o governo precisa buscar outras fontes. É ai que entra a energia térmica, produzida por outros combustíveis como petróleo e carvão, ambas com um custo mais caro do que a energia elétrica.

Criado em 2015 pela ANEEL, o sistema vale para todo o país, menos para os estados do Amazonas, Amapá e Roraima pois não estão interligados com o sistema nacional de energia.  O sistema funciona mais ou menos conforme descrito abaixo:

Bandeira verde – mostra que o país está bom para a geração de energia. Portanto, você não paga nada a mais na sua conta.
Bandeira amarela – é necessário atenção. A conta sobe R$ 2,50 a cada 100 quilowatt-hora.
Bandeira vermelha – a conta sobe R$ 4,50 a cada 100 quilowatt-hora.
Então dependendo do momento em que o Brasil se encontra, você terá que fazer as adaptações conforme a sua necessidade.

SEJA PRUDENTE NO CHUVEIRO

dicas-para-economizar-energia-chuveiro



Se você gosta de tomar banho em água quente você precisa saber que, quanto mais potente é o chuveiro maior é o consumo de energia. Lembre-se também que o quão quente vai depender da região onde mora.

As notas (que vão de A até G para chuveiros elétricos), significam a eficiência da energia (em Watts), ou seja, quanto maior a nota menor o seu consumo. Essas graduações são feitas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), recebendo a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence).

Apesar do gasto, o chuveiro elétrico ainda é a opção mais econômica na hora do banho. Um estudo publicado pelo Centro Internacional de Referência em Reuso de Água, da (USP), concluiu que a economia de água compensa a eletricidade consumida.

Em três meses, os voluntários que usaram os chuveiros elétricos no banheiro montado pela USP gastaram em média quatro litros de água por minuto, valor bem menor que nos sistemas de aquecedor elétrico central, também chamado de boiler (gasto de 8,4 litros por minuto) ou nos sistemas gerados à gas (com o qual o 9,1 litros por minuto).

O INMETRO divulgou uma tabela com o consumo de cada aparelho elétrico e suas notas. Para ter acesso CLIQUE AQUI

Segue as dicas para economiar energia no chuveiro:

Tome banhos em menos de 15 minutos
Coloque a chave na posição verão para menor gasto energético
Troque a resistência que não funciona mais.
Deixo abaixo um vídeo mostrando a diferença de consumo entre diferentes temperaturas. Literalmente um banho de água fria para os adoradores de uma ducha quentinha.




PRESTE ATENÇÃO NA SUA GELADEIRA

dicas-para-economizar-energia-geladeira

Para você que gosta de assaltar a geladeira a noite, seus dias estão contados. A geladeira consume 30% da energia de uma casa, sendo utilizada pela esmagadora maioria das famílias brasileiras.

Você com certeza já abriu a porta da geladeira e ficou pensando na vida, não é?

Entenda que práticas como essas favorecem o desperdício. Veja mais uma vez como as pequenas coisas proporcionam gastos enormes. Não é atoa que é um dos maiors vilões dos gastos energéticos, seguido pelo chuveiro. Acompanhe e veja o que você pode fazer a respeito.

Evite colocar alimentos quentes: Não só vai dar mais trabalho, como favorece o cresscimento de bactérias nos alimentos. Se possível, tente esfriá-las. Não esqueça também de mantê-los longe das paredes internas, pois pode prejudicar a circulação de ar.
Evite forrar as prateleiras da geladeira com vidros e plásticos: Seu uso dificulta também a circulação de ar.
Veja a borracha que faz a vedação: Ela faz com que o ar frio não saia. Verifique se não há vazão de ar, proporcionando um aumento de consumo energético.
Regule o termostato: Veja a estação do ano (verão ou inverno, por exemplo) e ajuste de acordo as recomendações do fabricante.
Escolha uma geladeira com o selo Procel (dado pela Eletrobrás para aparelhos com nota A, pois são as mais econômicas do mercado).
Coloque a geladeira em um local ventilado: De preferência distante das paredes e longe dos raios solares, fogões e estufas. O calor faz com que a geladeira consuma mais energia. Isso é importante pois as bobinas na parte de trás ficam aquecidas durante o seu trabalho. É de fundamental importância que deixe um fluxo de ar constante (além de limpá-las para não sobrecarregá-las).
Deslique a geladeira quando ficar ausente por longos períodos de tempo: Esvazie e limpe quando for desligá-la, pois se não fizer, o mofo e o mau cheiro podem se formar.
Não use-a como varal: Ela não foi feita para isso e tampouco irá te ajudar.
Adeque os conselhos acima para a sua geladeira pois você pode estar pagando a mais por besteira que poderia ter sido resolvido por causa de detalhes.

 ATENTE PARA A ILUMINAÇÃO



dicas-para-economizar-energia-iluminacao

A iluminação da sua casa é a causa de 15-20% da conta de energia elétrica. Só por ai já dá para perceber a importância da consciêntização. Ao economiza-lá, você não só contribui para o seu bolso como também ajuda o meio ambiente.

Mesmo no Brasil onde predomina as hidrelétricas, a diminuição do gasto com a ilumnação é fundamental para a natureza, porque o sistema brasileiro é integrado com as usinas termoelétricas e nucleares, favorecendo a destruição ambiental.

Imagine não ter que se preocupar com apagões futuros se você (como outros) se preocupasse mais em reduzir de 10-20% na conta no fim do mês. Se você não entendeu ainda, os apagões ou blecautes significam um corte forçado da sua energia doméstica.

É claro que existem outros fatores que explicam esse fenônemo como o crescimento populacional, período de chuvas, montante para investimento em infra-estrutura e o aumento da produção industrial. Infelizmente esses detalhes exigem planejamento e ações contundentes do governo.

Já que você não possui controle sobre essas variáveis, então você deve ter a idéia de como um racionamento voluntário afeta a economia do país. Confira o que você pode fazer a respeito e recionar energia de uma vez por todas:

Pinte as paredes com uma cor clara: Elas refletem melhor a luz, diminuindo o uso de iluminação artificial. Esteja atento aos detalhes, pois para a mesma cor existe a versão fosca ou brilhante, que impacta ainda mais na taxa de absorção do calor. Para quem mora em casa analise a cor, o material dos telhados (cerâmica, alumínio e fibrocimento são as mais indicadas) e faça limpezas dentro do seu tempo disponível.
Prefira lâmpadas fluorescentes (compactas ou tubulares) ou de LED: Elas trazem um consumo menor de energia (faça a pesquisa das melhores de acordo com o que existe dentro da sua região). Apesar do seu maior custo em relação a uma incândescente, seu benefício compensa. Desligue as luzes em cômodos desocupados, não deixando de limpá-las quando for necessário.

 O AR CONDICIONADO

dicas-para-economizar-energia-condicionado

Eu gosto muito do ar condicionado principalmente em dias quentes, em que deixar a janela aberta não surte muito efeito. Sem contar também que faço uso quando vou dormir pois gosto de um ambiente mais frio.

Antigamente o ar condicionado era um símbolo de status e significava que você possuia bastante dinheiro. Com o aumento do padrão de vida do brasileiro, boa parte das residências tem esse aparelho, pois houve uma necessidade de buscar conforto em casos de aumento da temperatura.

Os exemplares que eram enormes, custosos e como gastavam muito, passaram a ficar econômicos e “baratos”, mas é necessário atenção. Veja o que fazer para não ver a sua conta de luz subir:

Analise o BTU (unidade de medida): Termo em inglês para Unidade Térmica Britânica, a sigla determina a potência da refrigeração (variando entre 7 mil BTU´s a 60mil BTU´s). Quanto maior a potência, maior o gasto. Adeque de acordo com o tamanho do cômodo e do número de pessoas nele.
Calcule o BTU ideal para você: Para cada metro quadrado, multiplique por 600 BTU´s. Também some mais 600 BTU´s para cada pessoa adicional, mais 600 BTU´s para cada equipamento eletrônico e mais 600 BTU´s se o ar estiver exposto ao Sol. Você já terá uma noção para comprar.
Analise o melhor modelo para você (janela, split ou portátil): Enquanto que o de janela é o mais barato, faz mais barulho, é menos tecnológico e possui menor capacidade, o split é o mais caro, silencioso, possui maior capacidade e acompanha a modernidade. O portátil seria um meio-termo. Tudo vai depender do tamanho da casa, do cômodo onde vai ser instalado e a quantidade de pessoas.
Limpe os filtros de ar: Assim você facilita a circulação de ar e aumenta a vida útil do aparelho.
Faça a instalação da unidade externa: Em local com boa circulação de ar, sem bloqueá-las e que não haja contato direto com a luz do Sol.
Afasta-as das cortinas, móveis ou cantos de paredes.
Coloque no lugar mais alto que puder: O ar frio desce enquanto que o ar quente sobe. Tenha isso em mente.
Quanto mais frio, mais caro: A variação do grau de temperatura pode chegar a 8% do consumo de energia. A temperatura de 22-24 graus é a mais confortável para a maioria das pessoas.
Deslique quando não for usar por muito tempo.
Prefira os modelos que possuam um meio de fazer programação, como o timer.
Não esquecer de escolher, se possível, aquele com maior eficiência energética (selo Procel).

 PROCEDIMENTOS COM O FERRO DE PASSAR

dicas-para-economizar-energia-ferro

Diferentemente do ar condicionado e o chuveiro, o ferro de passar não costuma ser usado diariamente, porém se usado de forma equivocada o valor pago na conta é grande. Segundo estimativas de especialistas, 9 horas de uso do ferro elétrico, por semana, equivalem a aproximadamente R$ 16,25.

Muito usado por donas de casa ou empregadas domésticas, o ferro acaba desempenhando um papel fundamental para a limpeza da sua roupa e de uma melhor higiene.

Então como você deve proceder com o ferro se usa com uma certa regularidade?

Não use o ferro enquanto outros aparelhos estiverem ligados: Ele sobrecarrega a rede elétrica.
Preste atenção na temperatura para cada tipo de tecido.
Ao terminar de usar, não enrole o fio do condutor ao redor do ferro quente.
Veja os modelos adequados para você (elétrico, seco ou à vapor): O último apresenta maior potência, logo maior consumo, ao contrário do seco.
Passe todas as roupas de uma vez ao invés de fazer diversas vezes ao dia.
Quanto mais delicado for o tecido, menor deve ser a temperatura ao passar.

 MÁQUINA DE LAVAR

dicas-para-economizar-energia-ferro

A redução no consumo da máquina se inicia quando fazemos a compra e olhamos a capacidade do mesmo. Além disso, ela gasta energia para os procedimentos mecânicos (rotação do tambor, enxaguamento, bombas de circulação da água) e para o aumento da temperatura da água através da resistência eléctrica (80-90% do consumo total de energia em um ciclo)

No país existem modelos que possuem uma capacidade variando de 3 a 17 quilos, com um consumo de até 200 litros de ágia. Para ficar mais tranquilo, deixo abaixo alguns procedimentos que podem ser feitos a partir de agora;

Apesar das diferenças entre capacidades, nem sempre a que suporta mais, consome mais energia. Quando for escolher, verifique o consumo de cada uma;
Tente lavar tudo de uma vez só (levando sempre em consideração o número de moradores).
Use água fria e sabão de acordo com o manual do fabricante
Limpe os filtros para não sobrecarregá-los
Desligue quando não for usar
Utilize baixas temperaturas, pois o aquecimento da água representa o grosso do gasto energético
Se a máquina tiver a função de poupança de água, utilize-a.
Reitero aqui que vai depender bastante da frequência de uso, número de integrantes e do volume de roupas. Escolha com bastante cautela para não pagar caro(literalmente).

CONCLUSÃO

dicas-para-economizar-energia-final

Ao longo desse post, vimos como você pode reduzir a conta de luz através de vários utensílios de casa, como:

Chuveiro
Geladeira
Iluminação
Ar condicionado
Máquina de lavar
Se você pretende fazer uma reformulação nas suas finanças pessoais, é necessário começar já dentro de casa. Em tempos de bandeiras tarifárias vermelhas, é imperativo uma maior conscientização do que sai do seu bolso. Sempre existe uma forma de reduzir o que você consome.

0 comentários:

Postar um comentário