segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

COMO ESCOLHER SEU VENTILADOR DE TETO

Como escolher ventilador de teto

INSTALAMOS E CONSERTAMOS VENTILADOR DE TETO



Além dos conhecidos ventiladores de mesa e ar condicionado, existe também uma outra opção bem mais prática: o ventilador de teto, que apresenta inúmeras vantagens sobre os dois primeiros:
ventilador1 Como escolher ventilador de teto
É mais barato e gasta no mínimo 10 vezes menos energia do que ar condicionado.
Dependendo do modelo pode compor a decoração.
Não ocupa espaço.
Serve também como exaustor, principalmente em locais onde existe ar muito quente e abafado.
Alcança lugares onde o ventilador de mesa não alcança com sua rotação.
Resolve também o problema da iluminação, pois tem a lâmpada acoplada.
Seu movimento de rotação no teto afasta pernilongos e insetos, impedindo-os de voar e permitindo que se durma com janela aberta.
Produz uma brisa mais uniforme, que se espalha por todo ambiente.
ventilador6 Como escolher ventilador de teto
Mas é preciso muito cuidado ao escolher um ventilador de teto para sua casa, pois alguns modelos podem gerar curto-circuito – o que é um perigo – e tem o desempenho muito fraco, além de gastar mais energia.
ventilador2 Como escolher ventilador de teto


Confira então as dicas para escolher um ventilador de teto para sua casa:
1. Prefira comprar este aparelho no período mais frio e fresco do ano, pois é bem mais barato.
2. Procure uma loja especializada em ventiladores, e, antes de optar por um modelo, confira o silêncio do motor e a quantidade de vento que produz.
3. Os tipos de pás mais comuns são as feitas com madeira, aço e plástico. As de madeira são mais decorativas, as de aço são melhores para usar em escritórios, mas são mais fáceis de oxidar e bem mais pesadas, e as de plástico que, apesar de serem pouco decorativas são mais fáceis de limpar.
ventilador4 Como escolher ventilador de teto
4. Observe também:
O número de pás: influencia na capacidade de espalhar vento. Quanto mais pás, mais arejado e ventilado o lugar ficará. Existem modelos de 3, 4, 5 e 6 pás.
A inclinação das pás: é este ângulo o responsável pelo vento mais forte ou mais fraco. Quanto maior a inclinação, mais vento vai se deslocar.
Mas saiba que, quanto maior o ângulo e o número de pás, mais forte precisa ser o motor, para poder girar mais rápido, e, consequentemente a energia gasta será bem maior e vai fazer mais barulho.
ventilador5 Como escolher ventilador de teto
Vento é bom e agradável, mas muito forte e direcionado pode ser um incômodo, principalmente no escritório, fazendo os papéis voarem o tempo inteiro. Outro detalhe a observar é que um vento mais fraco desloca menos poeira, o que é melhor para os alérgicos. Barulho demasiado também é muito ruim, principalmente se o ventilador ficar no quarto, sala ou ambiente pequeno.
5. Para regiões litorâneas escolha ventiladores com a menor quantidade de ferro possível, pois nessas regiões a maresia faz com que tudo enferruje muito rapidamente.
Dicas finais:
Verifique sempre se o fabricante do aparelho possui um SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor – e assistência técnica especializada, pois é comum precisar substituir uma hélice.
Há modelos para todos os ambientes, inclusive existem ventiladores de teto projetados para áreas úmidas, como cozinha e banheiro.
O controle remoto pode ser muito cômodo para não precisar ficar se levantando toda hora a fim de regular a velocidade.
Há modelos bem decorativos, com cores, formas e materiais bem diferentes.
ventilador3 Como escolher ventilador de teto
Apesar de todas as vantagens que tem um ventilador de teto, não esqueça de fazer a manutenção pelo menos uma vez por ano para evitar problemas maiores. Uma coisa importantíssima é verificar se os parafusos estão bem encaixados, pois a trepidação aumenta o barulho e faz com que as lâmpadas se queimem.
Boa sorte na escolha e que seu verão seja muito agradável!

0 comentários:

Postar um comentário