sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

ACABE COM O CALOR NESSE VERÃO

REMAPE SERVIÇO ELETRICO RESIDENCIAL E INSTALAÇÃO DE VENTILADOR DE TETO.

ESPANTE O CALOR NESTE VERÃO...


Ventilador de teto promove uma maior circulação de ar no cômodo, mas perde em mobilidade para os circuladores portáteis

INSTALAÇÃO TEL:71 4113-1825 OU 71 99111-2954 ZAP:71 99111-2954

Você está na rua, temperatura altíssima, e não vê a hora de chegar em casa para tomar um banho e se refrescar. No entanto, caso não tenha um bom sistema de ventilação, a sensação de calor volta logo após a chuveirada. Nessas horas, o ar-condicionado e o ventilador parecem presentes divinos. Mas como escolher o aparelho ideal dentre tantas opções disponíveis no mercado? A seguir, apresentamos as vantagens de cada um deles, para que você faça a melhor escolha para o seu lar.

Ventilador

É a forma mais em conta para arejar um ambiente. "Geralmente, custa um oitavo do preço do ar-condicionado", afirma o vice-presidente da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav), Mário Alexandre Ferreira. Porém, se o assunto for refrigeração, o ventilador sai perdendo! "Ele provoca um certo conforto térmico - comparado à sua não utilização -, mas não pela variação de temperatura. Quando a pessoa é atingida pelo vento, troca calor com o ambiente, gerando uma impressão mais agradável", observa.

Há dois principais tipos de ventiladores: os fixos, instalados no teto – onde são acoplados a uma fonte luminosa – ou nas paredes; e os circuladores de ar, que podem ser levados para todos os cantos da casa em que houver tomada. "Os de teto distribuem melhor o ar para o centro do cômodo. Já os presos em paredes fazem o ar circular em mais direções", explica Ferreira.

Existe, ainda, uma terceira opção. Tratam-se dos resfriadores evaporativos, isto é, ventiladores com poder de umidificação. Segundo o vice-presidente da Asbrav, eles pulverizam a água, reduzindo um pouco a temperatura do ambiente - mas nada comparado a um ar-condicionado.

Ar-condicionado

Podem ser fixos na parede, split ou portáteis. Antes de comprar um, é preciso prestar atenção a alguns detalhes. "Muitas pessoas adquirem sem calcular previamente a carga térmica do ambiente onde ele será instalado, ou seja, a quantidade de calor a ser retirada do cômodo", ressalta Ferreira.

A conta leva em consideração a posição do local, tamanho da janela e da porta e até mesmo o andar onde fica o apartamento - ou, em casas, o calor que pode incidir sobre o telhado ou a laje. Para um quarto de 3m x 4m, por exemplo, um aparelho de 7.500 ou 9.000 BTUs é suficiente. "Tomando esses cuidados, o ar-condicionado deixa facilmente a temperatura do ambiente na casa dos 20ºC", diz o vice-presidente da Asbrav.

O ar-condicionado de parede possui um bom rendimento energético. Porém, muitos instalam o aparelho abaixo ou na altura de janelas, o que faz com que o jato de ar incida diretamente sobre a cama e na pessoa que dorme. "Ele deve ser colocado em uma posição intermediária, no canto ou no alto", sugere o especialista.

Já o split distribui melhor o ar (se bem instalado) e o nível de ruído no ambiente é menor, além de ter consumo energético baixo. Esse modelo tem maior capacidade de refrigeração em relação ao de parede: consegue alcançar 60.000 BTUs, enquanto o do outro tipo chega a 21.000 BTUs. Dessa forma, está preparado para ser instalado em cômodos maiores, como salas de jantar.


TEL:71 4113-1825 OU 71 99111-2954 ZAP:71 99111-2954

O split distribui melhor o ar, sendo ideal para cômodos mais amplos, como sala de jantar

E quem gosta de praticidade pode adotar as versões portáteis. "Embora consuma mais energia e tenha pouca capacidade de refrigeração (até 12.000 BTUs), têm a vantagem de ser levado para todos os cantos da casa", destaca Ferreira.

Deixe sua casa mais fresca

Quando bate aquele calor forte, nada melhor do que recorrer a ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado. Mas você também pode adotar outras medidas para deixar sua casa mais fresquinha neste verão. Confira as dicas da personal organizer Eliete Teixeira, do site Organize-se:

- Deixe a casa sempre ventilada, com as janelas abertas. "Algumas pessoas fecham tudo quando saem para trabalhar. Nesse caso, assim que voltar, o ideal é ligar todos os ventiladores por 15 minutos", afirma.

- Guarde os tapetes. "Eles esquentam e abafam o ambiente", explica a personal organizer. Antes de retirá-los, certifique-se de que eles estejam limpos e secos. Se quiser mantê-los no cômodo, experimente borrifar uma solução de bicarbonato de sódio com uma essência cítrica na peça, que gera uma sensação de frescor.

- Evite cortinas pesadas. "Retire o forro e opte por tecidos leves, como voal e renda", recomenda.

- As plantas também ajudam a arejar o ambiente, além de melhorarem a qualidade do ar da casa. "Há espécies que se adaptam bem à pouca exposição solar, e também a locais úmidos - como banheiros - ou quentes - como cozinhas", indica.

- Os pisos frios são versáteis e boa opção para o ano todo. "No verão, diminuem o calor e, no inverno, basta colocar um tapete que o ambiente aquece".

0 comentários:

Postar um comentário