quinta-feira, 7 de julho de 2016

Contra o Forte Calor De Salvador-Ba Ar Condicionado Ou Ventilador De Teto?

Com As Ondas De Calor Em Salvador Bahia Instalar Um Ar Condicionado Ou Ventilador De Teto?


A onda de calor tem desesperado e não sabe se instalar em sua casa um aparelho de ar condicionado ou um bom ventilador de teto? Como quase tudo nessa vida tem suas vantagens e inconvenientes é, possivelmente, no ponto mediano que está a solução ideal, sendo cada vez mais comum combinar os ventiladores de teto com um aparelho de ar condicionado para aumentar o conforto e economizar energia. Nesse artigo mostramos as características de cada sistema para que escolha o mais adequado para sua casa. Refresque-se com esse post.


Os ventiladores, a solução clássica

Os ventiladores foram inventados em 1880 para refrescar fábricas e hotéis, e foram introduzidos nos lares na década de 1920, muito antes do ar condicionado. Baseiam-se no mesmo princípio de um dia um dia de inverno com muito vento que faz com que a sensação de frio seja maior do que a que marca o termômetro, o movimento contínuo do ar faz com que a sensação térmica seja ao redor de 8ºC menos que a temperatura real.




A circulação e ar sobre a pele dispersa o calor do corpo, faz com que o suor se evapore e intensifica a sensação de frescor. Isso pode ser suficiente em climas não muito calorosos nem muito úmidos, mas em regiões nas quais o calor extremo vem acompanhado de um elevado grau de umidade, o ar condicionado se torna necessário.




Os ventiladores de teto se converteram em um elemento decorativo para o interior das casas. Existem modelos retro e até com desenhos modernos e futuristas. Além disso, os ventiladores podem ser usados também durante o inverno, invertendo o sentido de funcionamento, fazendo com que gire no sentido inverso, quer dizer, dessa forma ele melhorar a distribuição das camadas de ar, impedindo que o calor aumente deixando a parte baixa do espaço mais fria, aproveitando melhor o calor da calefação.




O funcionamento de um ventilador de teto, especialmente se instala-los no dormitório, deve ser silencioso sem que o ruído que produza resulte incomodo. Os ventiladores de baixa qualidade podem resultar muito ruidoso, tanto pela baixa qualidade do motor, das hélices ou dos materiais utilizados em sua fabricação. Uma incorreta colocação e desequilíbrio também pode fazer com que apareçam ruídos incômodos.



Na hora de escolher um ventilador de teto, além de sua estética, devemos ter em conta uma série de condições para que nos deixe completamente satisfeitos com a compra: a potência é o fator chave, já que uma maior potência significa que irá mover um maior volume de ar e maior será o conforto de que vamos desfrutar. Uma potência insuficiente pode fazer com que não tenhamos nenhum resultado com o ventilador. Normalmente os ventiladores dispõem de três velocidades.



Podemos encontrar uma infinidade de estilos e todo tipo de desenhos: com pés de madeira de estilo rustico, com hélices metálicas com um ar industrial ou com hélices de policarbonato semitransparentes ou em diversas cores para ambientes contemporâneos. Muitos deles incorporam diversos sistemas de iluminação, o que os converte em aparelhos com uma dupla função: climatização e iluminação.




Os aparelhos de ar condicionado tem muitas vantagens: você pode regular com precisão a temperatura de casa cômodo, são programáveis, você pode controla-los através do celular e podem ser encontrados com desenhos atraentes e modernos. Em contrapartida, muitas pessoas o consideram incomodo, ressecam o ambiente, provocar dor de garganta e representam um considerável consumo de eletricidade.


Combinar um aparelho de ar condicionado com um ventilador de teto pode ser uma boa opção já que o ventilador cria um movimento contínuo de ar frio, consumindo menos da metade da energia. Permite aumentar a temperatura do termostato do ar condicionado e assim reduzir seu consumo até em um 40% mantendo o mesmo nível de conforto.


Existem dois tipos de principais de aparelhos de ar para as casas. Por um lado estão os splits ou aparelhos individuais que são instalados para cada cômodo com uma unidade exterior e que atualmente apresentam bonitos desenhos. E por outro lado está o sistema por condutos de ar com grades difusoras que, ou são colocados ocultos no falso teto ou podem ser deixados a vista, principalmente em restauração de edifícios antigos. Em ambos casos devemos escolher os que tenham a classificação energética mais alta (A) que irá organizar sua eficiência com um consumo moderado.

0 comentários:

Postar um comentário