Ventilador de teto saiba qual escolher para cada ambiente,siga nossas dicas e faça a escolha certa entre marcas e modelo para seu ambiente.
O ventilador de teto é um equipamento que produz conforto térmico, contribui para a decoração do ambiente e pode ainda ser um ponto de iluminação do seu espaço, para saber qual o modelo mais adequado para sua necessidade confira as dicas que selecionamos para você:
Trabalhamos com todo serviço eletrico residencial e instalação e conserto de ventilador de teto em Salvador e Lauro de Freitas Bahia ligue-71-4113-1825 ou 71-99111-2954 whatsapp.
Metragem do cômodoEsse é o primeiro e mais importante ponto que você deve conhecer para fazer a melhor escolha do seu ventilador de teto: qual é o tamanho do ambiente em que ele será instalado? Os variados modelos de ventilador de teto permitem que eles sejam colocados em um quarto de solteiro ou de casal, em uma sala de estar ou escritório e também na cozinha, para que o vento produzido por ele alcance a maior parte do espaço o tamanho deve ser equivalente com a capacidade do equipamento.
Para descobrir o tamanho dos cômodos da sua casa use uma trena ou fita métrica. A área do seu espaço será conhecida depois de medir o comprimento e a largura das laterais. Quando tiver os dois valores multiplique as laterais desta forma:
Total comprimento: 3,20 m x total da largura: 2 m = Multiplicando um número pelo outro o total é: 6,4 m², que pode ser a metragem de um quarto ou escritório.
ventildor-de-teto-18-metros-quadrados
Já em uma sala com comprimento somando 6 m e a largura 3,50 m o total é 21 m², por exemplo.
No primeiro caso um ventilador para uma área de até 18 m² será ideal e no segundo exemplo a escolha fica por um modelo que abrange até 25 m².
Material das pásO design do ventilador é a parte que vai combinar com o estilo da sua decoração, existem os modelos feitos com pás de plásticos, madeira ou metal. Por mais bonito que possa ser um ventilador com pás metálicas você deve escolher esse tipo para instalar em regiões com pouca umidade uma vez que a exposição à maresia poderá levar ao desgaste natural do material, neste caso, para casa próximas ao mar, escolha os modelos de plástico ou madeira.
Para decorações mais cleans escolha modelos com cores claras, que vão combinar com diferentes estilos de móveis e outros objetos. Os ventiladores de teto com pás de plástico são mais leves e as pás com garras integradas são mais fáceis de montar e sua aerodinâmica aumenta a ventilação, além de oferecer maior facilidade de manutenção e limpeza.
FunçõesVai instalar um ventilador de teto, então escolha um que tenha função de variação de velocidade e também ponto de iluminação, assim ele será útil o ano todo em seu ambiente.
Controlado por uma chave instalada diretamente na luz, ou por controle remoto, você pode alternar entre as potências de velocidade ou ação reversa, que é quando o ventilador auxilia na renovação do ar do ambiente.
Capacidade de rotaçãoA velocidade do seu ventilador de teto é determinada pela capacidade de rotação por minuto do aparelho, você encontra essa informação com a sigla RPM, isso significa que não é a quantidade de pás que faz ele produzir mais ou menos vento e sim a capacidade do motor. Ao escolher o modelo ideal procure a informação do tamanho da área indicada e também da quantidade de RPM que o ventilador oferece, os modelos entre 300 e 500 oferecem boa capacidade de rotação.
ventilador de teto moderno E ficiência energéticaOutro aspecto importante ao escolher um ventilador de teto, além da beleza, é observar qual modelo é o que gasta menos energia funcionando na velocidade máxima. A eficiência energética é determinada por cálculos de consumo de energia e potência de cada aparelho. Uma dica é procurar os aparelhos com Selo Procel para identificar a eficiência energética. Os modelos que gastam menos energia possuem classificação A e B, que podem variar de acordo com o funcionamento em determinadas velocidades do mesmo aparelho.
O ventilador de teto idealCom essas cinco dicas fica mais fácil saber como escolher o ventilador de teto ideal para sua casa. Ele deve ser bonito, produzir vento suficiente para refrescar toda a área, servir para iluminar além de ventilar e não consumir energia além do necessário. Agora escolha a cor e o modelo que mais combinam com seu ambiente e instale com um profissional da área de eletricidade para garantir sua segurança e a garantia do aparelho.